JornalCana

Produção de açúcar deve ficar estável no centro-sul

Após três anos de alta, o percentual de cana destinado à produção de açúcar deve seguir estável na safra 2011/12 na região centro-sul. A baixa produtividade dos canaviais e a pressão do mercado por etanol hidratado -devido ao aumento de produção dos carros flex – são os principais fatores para a estagnação.

Na safra anterior (2010/11), a produção de açúcar abocanhou 44,73% dos 556,1 milhões de toneladas de cana processadas na região, segundo a Unica. O restante foi de etanol hidratado e anidro. Já na safra 2008/09, o mix de açúcar era de 39,45%. Esse percentual menor foi influenciado pelo aumento da demanda de etanol e a quebra de usinas, inclusive as mais novas, por causa dos efeitos da crise

financeira mundial no Brasil.

“O mix em 2011 não vai se alterar porque a produção de cana será a mesma e o potencial de consumo será do etanol hidratado, por causa dos carros flex”, disse Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.

Ele afirmou que o crescimento do açúcar no mix da cana verificado nos últimos três anos acompanhou o mercado e foi impulsionado pelo aumento do consumo mundial e a quebra da safra de outros países, como a Índia, no ano passado. “Como só o Brasil tinha açúcar, as usinas tiveram de assumir a dinâmica do mercado e atender às necessidades. Mas o que falta é cana para produzir etanol hidratado. E temos de resolver isso com o governo”, disse.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram