JornalCana

Preconceito – Você defende ideias pré-estabelecidas?

“Pra cantar samba não preciso de razão

Pois a razão está sempre dos dois lados…..

mais adiante, ainda diz,

Cego é quem vê só aonde a vista alcança….”

(Filosofia do Samba – Paulinho da Viola)

Nestas últimas Dicas tenho procurado despertar o entendimento sobre aspectos psicológicos que inibem o nosso crescimento, tanto como pessoa, quanto como profissional, e como o aspecto pessoal está diretamente ligado ao sucesso profissional, então vamos procurar mexer e melhorar a base, refiro-me a você como pessoa.

Preste atenção nas mensagens da música do Paulinho da Viola: “A razão está sempre dos dois lados” e “Cego é quem vê só aonde a vista alcança”.

Você gosta de quem é preconceituoso, radical, intolerante? Normalmente pessoas assim são aquelas que acreditam em uma verdade, eles necessitam ter uma “razão” para se comportarem desse jeito. Se auto justificam, achando que estão cobertos de razão para agirem da maneira como agem.

Dois fatores são muito fortes para levarem as pessoas a agirem dessa maneira:

a) Necessidade de pertencerem a alguma coisa: um grupo; clube; religião; partido político, enfim a alguma coletividade e consequentemente às regras, normas, filosofia e comandos ditados por essas coletividades. Inconscientemente, passa a defender o ideal imposto, sem maiores questionamentos a essa verdade (razão) que adota, submetendo-se a uma “pretensa verdade”. Na pior das hipóteses aceita mansamente ser “massa de manobra”. Este fator está diretamente ligado à necessidade de se sentir segurança, de pertencer a um grupo, seja esse grupo bom ou ruim.

b) O lado afetivo é outro fator preponderante, o qual determina a necessidade e o desejo que o indivíduo tem de ser aceito e desejado, consequentemente, reforça a postura de ser fiel as opções que escolheu pertencer (ou seja, de ser de…, tornar-se propriedade de…) a algum grupo, e novamente, inconscientemente adotam uma postura fiel, porém, radical, preconceituosa e intolerante.

Com essas posturas, vai justificar plenamente o que o Paulinho da Viola diz, pois subestima que a razão pode estar também do outro lado, e torna-se cego, só enxerga até onde a vista alcança, e a visão está limitada à verdade (razão) que escolheu.

Dessa maneira, todos e em qualquer situação, que não compartilharem com suas ideias e valores, instantaneamente serão repelidos, perde-se o senso de realidade, e a nobreza da humildade. Adota-se uma postura politicamente correta, de ouvir educadamente o opositor, porém internamente desenvolverá o cinismo do preconceito, que adquire pelo radicalismo das ideias que adotou.

Neste ponto, você deve estar me perguntando, e o que tem isto a ver com minha vida pessoal e profissional? E eu lhe direi que tem tudo a ver, pois, seja honesto consigo mesmo e faça uma análise vertical e horizontal, ou seja, como você e seus valores (razões) avaliam todas as pessoas de seu relacionamento, familiares, amigos, subordinados, pares, superiores? E a mesma pergunta serve para que você se autoquestione: COMO SERÁ QUE ESTOU SENDO AVALIADO POR ELES? Será que seus valores, “verdades/razões” não necessitam ser revistos? Será que esses mesmos valores o estão ajudando em sua vida pessoal e carreira profissional, ou o estão atrapalhando?

Durante muitos anos de vida profissional, e na maior parte do tempo atuando num lado neutro, pude observar, e lastimar que grandes talentos foram preteridos profissionalmente, e tiveram insucessos nos seus relacionamentos pessoais, exatamente por suas fraquezas de personalidade, as quais se revestiam ilusoriamente de opiniões fortes, bem como, a preguiça e falta de inteligência de rever seus conceitos. Lembre-se não há no mundo ninguém que seja dono da verdade, e a única certeza da vida são as mudanças,

Pense nisso!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram