JornalCana

Preço médio do etanol para as usinas foi menor na safra 17/18

Os preços dos etanóis hidratado e anidro para as usinas paulistas na safra 2017/18, encerrada oficialmente no dia 31 de março, ficaram abaixo dos patamares observados na temporada anterior. A queda é em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-M de fevereiro/18).

As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Considerando-se os Indicadores Cepea/Esalq mensais, de abril/17 a março/18, a média do hidratado, de R$ 1,5929/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), foi 3,6% inferior à da temporada 2016/17, em termos reais.

Para o anidro, a média do Indicador foi de R$ 1,7633/litro (sem PIS/Cofins) na temporada 2017/18, pouco mais de 4,1% abaixo do da temporada anterior.

Apesar

Apesar do consumo recorde de etanol hidratado em alguns períodos, os menores preços registrados na primeira metade da temporada (devido à maior oferta do combustível) pesaram na média final da safra 2017/18.

Conforme pesquisadores do Cepea, a maior liquidez do etanol e a necessidade de capital de giro de usinas com baixo nível de capitalização também influenciaram as quedas no início da safra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram