Preço médio do etanol para as usinas foi menor na safra 17/18

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os preços dos etanóis hidratado e anidro para as usinas paulistas na safra 2017/18, encerrada oficialmente no dia 31 de março, ficaram abaixo dos patamares observados na temporada anterior. A queda é em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-M de fevereiro/18).

As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Considerando-se os Indicadores Cepea/Esalq mensais, de abril/17 a março/18, a média do hidratado, de R$ 1,5929/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), foi 3,6% inferior à da temporada 2016/17, em termos reais.

Para o anidro, a média do Indicador foi de R$ 1,7633/litro (sem PIS/Cofins) na temporada 2017/18, pouco mais de 4,1% abaixo do da temporada anterior.

Apesar

Apesar do consumo recorde de etanol hidratado em alguns períodos, os menores preços registrados na primeira metade da temporada (devido à maior oferta do combustível) pesaram na média final da safra 2017/18.

Conforme pesquisadores do Cepea, a maior liquidez do etanol e a necessidade de capital de giro de usinas com baixo nível de capitalização também influenciaram as quedas no início da safra.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.