JornalCana

Potenciais ativos para aquisição aguardam definição sobre recuperação judicial

Especialistas ouvidos pelo JornalCana asseguram que há no mínimo três critérios que tornam um ativo estratégico para ser adquirido por um grande grupo. São eles: ampla capacidade instalada, localização próxima às chamadas unidades-polo e condições de operarem sem um excessivo Capex — investimento operacional.

Embora o setor tenha a responsabilidade de suprir a demanda de etanol do País, unidades que só produzam o biocombustível — como é o caso das destilarias autônomas — devem ficar de fora do interesse dos conglomerados. A razão é a insegurança da política praticada pelo governo em relação ao etanol, mesmo com o barulho feito até agora pelo RenovaBio — iniciativa em desenvolvimento no Ministério de Minas e Energia (MME) cujo objetivo é garantir a expansão da produção de biocombustíveis no país. Desta forma é certo dizer que unidades fabricantes de açúcar com capacidade média de processar de 2 a 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar são os principais alvos dos interessados.

Destacamos a seguir duas unidades que, de acordo com informações publicadas no site do JornalCana, se enquadram no perfil estratégico. Fontes ouvidas pela equipe de produção de conteúdo garantem que já existem negociações adiantadas e até disputadas por pesos pesados do setor. Confira:

RENUKA DO BRASIL

Usina Madhu, controlada pela indiana Shree Renuka Sugars

Duas usinas da Renuka do Brasil são alvos estratégicos para aquisição. A Usina Madhu, de Promissão (SP) e a Revati, de Brejo Alegre (SP), possuem significativa capacidade instalada. Juntas podem processar mais de 10,5 milhões de toneladas de cana por safra. Além disso, a unidade Madhu está localizada às margens da Rodovia Marechal Rondon, o que facilita o transporte de cana para regiões próximas de unidades-polo de outros conglomerados sucroenergéticos além do facilitado escoamento do açúcar para o Porto de Santos.

Leia a matéria completa, clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram