JornalCana

Porto de Suape completa 30 anos e planeja expansão

O Complexo Industrial Portuário de Suape completa 30 anos e vai comemorar a data nesta quinta-feira (16), às 19h, no Museu do Estado de Pernambuco. O maior porto do Nordeste conta com 70 empresas instaladas ou em fase de implantação no Complexo Industrial, representando investimentos da ordem de US$ 1,7 bilhão.

O Porto de Suape se prepara para receber um terminal para exportação de açúcar branco. O projeto tem como principal acionista a trading inglesa ED&F Man e receberá aporte de US$ 50 milhões. O terminal está na fase de licenciamento e engenharia e deverá entrar em operação em julho de 2010.

Pernambuco é o segundo maior produtor de açúcar refinado do País e conta com vantagens logísticas em relação a São Paulo, que lidera o ranking de produção. No estado nordestino são produzidos aproximadamente 1,7 milhão de toneladas de açúcar, sendo que 800 mil toneladas são exportadas (500 mil toneladas de refinado).

Apesar dos custos agrícolas maiores, as usinas do Nordeste contam com um valor de frete menor porque a distância das indústrias até os portos da região variam de 30 a 60 quilômetros. Já em São Paulo, considerando as usinas de Sertãozinho, grande pólo produtor, a distância mínima até o Porto de Santos é de 350 quilômetros.

O terminal de açúcar será construído em parceria com um pool de usinas pernambucanas e a belga Manuport. A ED&F Man terá de 51% do capital. A capacidade de armazenagem será de 120 mil toneladas. A movimentação de carga deve ficar entre 800 mil e 1 milhão de toneladas por ano. Com calado (profundidade para navegação) favorável o porto recebe navios de grande porte.

O porto está próximo do norte da África. Os principais clientes da trading estão na África, no Oriente Médio e no Leste Europeu. Com sede em Londres, a empresa também opera com café, cacau, açúcar, álcool e atua na área de logística. Para carregar açúcar, navios usarão tecnologia Bibo (Bulk-in, bags-out), que permite o ensacamento do produto a bordo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram