JornalCana

Plano qualificará quase 900 pessoas em MS

Mato Grosso do Sul deverá qualificar 897 trabalhadores ligados às usinas sucroalcooleiras dentro do Plano Nacional de Qualificação, que deve ter início em março. O objetivo do projeto é capacitar tanto os trabalhadores desempregados quanto os que correm risco de desemprego devido à mecanização da colheita da cana.

Em todo o país, serão 25 mil trabalhadores treinados em 11 Estados que serão divididos em duas etapas. No MS, a meta é qualificar 897 trabalhadores na primeira fase, os municípios contemplados são: Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Maracaju. Nova Alvorada, Nova Andradina, Naviraí, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Vicentina. Ontem técnicos da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) participaram da Reunião Comitê RH que defi ne os detalhes finais do Plano.

A reunião contou com a presença da entidade executora dos cursos de qualificação social e profissional, Sociedade Educacional Afonso Linares Prado (Sealp); um representante de cada uma das 20 usinas de 16 municípios do Estado e a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

“É importante a qualificação, pois as usinas demandam pessoas qualificadas, com a mecanização da usinas esses trabalhadores estarão aptos para exercerem outras funções”, destaca Paulo Aurélio Vasconcelos, gerente executivo da Biosul.

Dentro das metas, serão ministrados 13 cursos diferentes com 20 vagas para cada modalidade. Os cursos têm duração média de 200 horas, divididos em teoria e prática, sendo 70% das vagas destinadas aos trabalhadores das usinas e 30% à comunidade.

O projeto é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que utiliza os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com parcerias entre Estados, municípios e entidades privadas.

Segundo dados do MTE, a região Centro-Sul concentra 79% das usinas do país e 70% dos cerca de 1,3 milhões de trabalhadores da atividade sucroenergética. A queimada que facilita o corte manual da cana está sendo eliminada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram