Mercado

Piloto automático canavieiro em exposição na Feicana

Depois de lançar uma parceria inédita com a Usina Santa Fé, do município de Nova Europa (SP) e levar para o campo uma nova versão do Piloto Automático System 150, a Valtra apresenta pela primeira vez a tecnologia na Feicana 2011.

Desenvolvido pela ATS, divisão de tecnologia da AGCO, e pela Topcon, a versão canavieira do sistema de Piloto Automático System 150, tem capacidade para trabalhar nas exigentes condições do setor, aumentando a capacidade operacional de plantio em até 20%. “O programa proporciona ao produtor um planejamento prévio do plantio; tráfego controlado e compactação sempre no mesmo local; cultivo e colheita mecanizada sem pisoteio na linha e rastreabilidade das operações, reduzindo ainda o consumo de combustível dos tratores”, explica o coordenador de Marketing ATS da Valtra, Rafael Antônio Costa.

O projeto desenhado pela Valtra, ATS e Topcon teve início em 2009 com a pesquisa em diversos clientes com o objetivo de conhecer e mapear as reais necessidades do setor canavieiro. “O grande desafio era desenvolver em um curto período um produto robusto, seguro e que atendesse todas as necessidades específicas do segmento”, contou o coordenador. Desde o segundo semestre de 2010 todo o plantio mecanizado da Usina Santa Fé está sendo programado e realizado com o uso do conjunto, trator BH185i e piloto automático System 150 Canavieiro.

Banner Revistas Mobile