JornalCana

PIB do setor sucroenergético equivale a 1,5% do PIB Nacional

O faturamento líquido do setor sucroenergético brasileiro em 2008 foi de US$ 28,153 bilhões, valor equivalente a 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. É o que demonstra um estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia – Markestrat/USP e publicado em outubro pelos pesquisadores Marcos Fava Neves, Vinicius Trombin e Matheus Consoli.

O Mapeamento e Quantificação do Setor Sucroenergético, estudo apoiado pela Unica (união da Indústria de Cana-de-açúcar), mostra que a receita bruta gerada pelo setor no ano passado alcançou US$ 86,8 bilhões. O valor considera as vendas dos bens finais, além do faturamento dos bens e serviços intermediários utilizados em todo ciclo produtivo da cana.

Além do PIB, o estudo demonstra os negócios totais gerados no setor, além de uma análise dos empregos, utilizando o método GESis (Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais). Todos os elos que compõem o sistema produtivo da cana, desde os insumos até o consumidor final, foram mapeados e quantificados. Pesquisadores, instituições governamentais e organizações setoriais foram as fontes de informações.

Leia a matéria completa na edição de novembro do JornalCana

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram