JornalCana

Pesquisa auxilia na identificação das melhores áreas de expansão da cana

img4883

Uma pesquisa de doutorado realizada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desenvolveu uma ferramenta matemática para auxiliar o planejamento do processo de expansão da produção de cana-de-açúcar, analisando a distribuição geográfica da produção e, consequentemente, proporcionando a minimização do custo de transportes no setor sucroenergético.

A tese “Avaliação das localidades ótimas para expansão da oferta de cana-de-açúcar no Brasil: uma aplicação de programação inteira mista foi defendida no último dia 14 de dezembro e é de autoria de José Eduardo Holler Branco, com orientação dos professores Edson Martins de Aguiar (EESC) e José Vicente Caixeta Filho (ESALQ). 

O estudo pretende identificar e mapear as melhores regiões para o plantio de novos canaviais, de forma a aumentar a competitividade logística para o escoamento produção de açúcar e etanol.

Segundo Caixeta, o estudo é de grande importância para o segmento sucroenergético brasileiro pois reforça a importância da pertinência da utilização da modelagem matemática de localização para apoiar decisões de natureza estratégica, fundamentais para o incremento da sustentabilidade do segmento sucroenergético brasileiro.

Método

Para o desenvolvimento do modelo matemático levou-se em consideração como critério de escolha das regiões: o custo de arrendamento da terra, a produtividade de cada uma delas e o custo do transporte. O estudo teve como ponto de partida o trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura (2010), intitulado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, para avaliar quais seriam as microrregiões ideais para a expansão da oferta de cana.

O uso dessa ferramenta fornece diretrizes para nortear o processo de expansão da cana-de-açúcar pelo Brasil, buscando a racionalização e a minimização dos custos logísticos e promovendo a competitividade dessa cadeia produtiva. “O estabelecimento de uma logística eficiente é primordial para aumentar o consumo de etanol no país e aumentar o potencial de exportação de açúcar. Dessa ótica, o ferramental desenvolvido gera subsídios importantes para a elaboração de políticas públicas que venham direcionar o processo de expansão do setor sucroalcooleiro”, explica o pesquisador à assessoria de comunicação da Universidade.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram