JornalCana

Período chuvoso propicia proliferação de pragas

O período de chuva também é propício para a proliferação de pragas nas plantações. Segundo o professor Gerson Quirino, nos últimos três anos, os agricultores se descuidaram em relação ao controle das pragas e, agora, com a umidade causada pelas chuvas, o índice de pragas aumenta.

Preocupado com a questão, o curso de Engenharia Agronômica da UFRPE promoveu, semana passada, o I Simpósio de Controle de Pragas, Patógenos e Plantas Invasoras, que foi realizado no Centro de Ensino de Graduação (Cegoe).

“Estamos preocupados em controlar essas pragas, principalmente a mais recente delas que é a cigarrinha da raiz da cana. Além disso, temos que combater também a cigarrinha da folha da cana. O controle dessas pragas deve ser feito com o fungo meridium porque ele combate biologicamente as cigarrinhas. Esse produto pode ser encontrado nos laboratórios particulares e do IPA”, esclareceu Quirino.

O simpósio abordou assuntos como aspectos do uso correto e seguro de agroquímicos e recolhimento de embalagens de agroquímicos no Estado. Os alunos também discutiram a produção integrada de frutas, o manejo de plantas invasoras na cultura da cana-de-açúcar, o manejo de doenças radiculares com uso da adubação verde, a tecnologia na aplicação de defensivos agrícolas e inseticidas de origem vegetal no controle alternativo de pragas agrícolas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram