Agricultura

Panorama das mudas de cana-de-açúcar no país

MPB na 21ª Agrishow
MPB na 21ª Agrishow

Wellington Bernardes, Da Redação

A produção de mudas de cana-de-açúcar cresce exponencialmente no país, já é sabido que seu uso promove incrementos na produtividade, maior controle no espaçamento e garante menor incidência de patologias agrícolas. Com a afirmação da MPB como ferramenta para redução de custos e incrementos em produtividade, empresas ligadas ao setor correm para participar dessa janela de oportunidade.

Plantadora MPB - Agrishow

Biofábricas

No país existem aproximadamente 10 biofábricas produzindo o material, porém oito detém quase 90% da produção, como afirma o presidente interino da Associação Brasileira de Biofábricas, Clayton Debiasi. A região Sudeste possui 83% das biofábricas, a maioria está concentrada no estado de São Paulo. Existem seis grandes empresas com expressiva representatividade na produção dessas mudas, o setor privado representa 67% do total nacional, com quatro instituições produzindo a MPB em grandes escalas, a abertura de dados relativos à produtividade por essas empresas não é permitida por questões mercadológicas. Todas biofábricas do setor privado catalogadas na pesquisa estão no Estado de São Paulo, maior produtor nacional de cana-de-açúcar, com 54,9% da produção total, mas a demanda dessas mudas ocorre em todos os Estados produtores da cultura. Mesmo sendo minoria, o setor público possui forte produção e voz no segmento, tanto que as duas biofábricas mais produtivas do país estão ligadas à centros de pesquisa. O Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, SP, é uma delas. O centro é pioneiro na tecnologia de MPB e o principal difusor das técnicas de produção no país. A produtividade de sua biofábrica pode alcançar até 4 milhões de mudas pré-brotadas por ano. A Centene, localizada em Refice, PE, também é uma das principais instituições citadas como referência tecnológica para o setor. Sua biofábrica, que recebeu o nome do Governador Miguel Arraes, possui forte papel no desenvolvimento agrícola da região Nordeste, com oito casas de vegetação espalhadas pelo Estado e mais de quatro projetos para o desenvolvimento de mudas de cana-de-açúcar na região. A instituição possui produção anual de 5 milhões de mudas de cana-de-açúcar do tipo MPB, que representam 95% de todo material vegetal produzido em suas instalações.

A Produção

Para obtenção das mudas pré-brotadas, é necessário que haja um viveiro sadio, tanto pré-primário – formado à partir de mudas meristemáticas, ou de viveiros primário – obtidos através da multiplicação das gemas retiradas dos viveiros pré-primários. Com a obtenção do material por um desses dois tipos de viveiro, há retirada de colmos com gemas, os chamados minirrebolos. Tal material sofre tratamentos térmico e químico, para garantir a sanidade vegetal. Posteriormente passam pela fase de brotação em casa de vegetação, essa é a fase inicial de desenvolvimento da gema. Após doze dias, ocorre o processo de repicagem, no qual cada gema é individualizada e colocada em um tubete para a fase de aclimatação, etapa que ocorre enraizamento da muda e possui duração de 15 dias. Após a muda aclimatada e devidamente enraizada, é iniciado o processo de rustificação, no qual a muda é expostas às condições climáticas reais, há realização de podas e irrigações. Passada a fase de adaptação ao ambiente, a muda pré-brotada está pronta para ir a campo.

Mudas de Meristema

Algumas biofábricas também produzem comercialmente a muda meristemática, que dará origem a MPB. Essas mudas são consideradas sadias e são plantadas no campo para formação dos viveiros pré-primários, desses viveiros é possível obter as mudas pré-brotadas, através da retirada de gemas localizadas nos colmos da cana, ou utilizar esses colmos para multiplicação em campo, formando viveiros primários, dos quais também é possível retirar as gemas para produção de MPB. Algumas empresas, fornecedoras de MPB, compram o tipo meristemático para formação de viveiros pré-primários e primários, para desenvolvimentos de suas próprias mudas. O diferencial nesse sistema é que tais companhias realizam processos e tratamentos exclusivos, como a aplicação de produtos químicos patenteados.

Tecnologia de mecanização

Outra tecnologia que é alavancada pelas mudas de cana-de-açúcar é a de produção de máquinas transplantadoras, que transplantam as mudas pré-brotadas para o campo. Já é possível encontrar equipamentos de diferentes portes e sistemas, com transplantio manual e autônomo. Diversas empresas prometem investimentos não somente no fornecimento de mudas, mas também na etapa de transplantio, fornecendo tecnologia avançada no material vegetal e em técnicas de pré-colheita.

Banner Revistas Mobile