JornalCana

ONS prevê melhora em reservatórios do país

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o nível de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos do subsistema Sudeste/Centro-Oeste alcance 35,7% na sexta-feira, último dia de fevereiro. A previsão, incluída no último relatório semanal do órgão, é ligeiramente melhor do que o número divulgado na última semana, de 34,2%.

Na última semana, o nível de armazenamento dos reservatórios do subsistema se estabilizou em 35,3%, dando sinais de que interromperia a sequência de quedas. Mas, no último fim de semana, o indicador recuou mais 0,1 ponto. “Para a semana de 22 a 28 de fevereiro, a previsão indica chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Paranapanema e Tietê, e chuva fraca nas bacias dos rios Grande, Paraíba do Sul, Paranaíba, Uruguai, Jacuí e Iguaçu”, disse o ONS em relatório.

De acordo com o órgão, a expectativa é que os reservatórios do Nordeste cheguem ao fim do mês com nível de armazenamento de 41,5%, levemente superior à projeção anterior (41%). O nível atual de acumulação na região é de 42,4%. No Sul, os reservatórios marcam 38,6% de armazenamento. O ONS prevê uma recuperação de 3,3 pontos percentuais até o fim desta semana, para 41,9%. A estimativa anterior do ONS para a região era fechar fevereiro com 41,6% de armazenamento.

Já a região Norte vem confirmando o histórico de enchimento no início do ano. O operador elevou, de 78,9% para 80,2%, a previsão de nível de armazenamento dos lagos das usinas da região no fim deste mês. Os reservatórios do Norte marcam atualmente 80,2% de acumulação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram