JornalCana

OMC reduz projeção de crescimento do comércio mundial em 2016 para 2,8%

O crescimento do comércio mundial atingirá 2,8 por cento este ano, abaixo da estimativa anterior de 3,9 por cento, projetou nesta quinta-feira a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A entidade prevê que o comércio subirá 3,6 por cento em 2017, superando a marca de 3 por cento pela primeira vez em seis anos. Suas projeções são baseadas em crescimento econômico de 2,4 por cento em 2016 e de 2,7 por cento em 2017.

Mas a OMC tem revisado repetidamente estimativas preliminares nos últimos cinco anos já que as previsões de recuperação econômica acabam se provando otimistas demais. Desde a crise financeira, o comércio tem crescido praticamente em linha com a expansão econômica global, e não duas vezes mais rápido como nos anos antes da crise.

O riscos às suas últimas projeções ainda são principalmente de baixa, incluindo uma desaceleração mais forte do que o esperado da economia da China, piora da volatilidade do mercado financeiro e exposição dos países com grandes dívidas externas a fortes movimentos cambiais.

“Entretanto, existe um escopo limitado para potencial de alta, se a política monetária que já foi adotada tiver sucesso em impulsionar a zona do euro”, disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, em entrevista à imprensa.

O comércio global de bens cresceu 2,8 por cento em 2015, em volume, mas em termos de valor as exportações recuaram 13,5 por cento devido à alta do dólar e à queda dos preços de commodities.

Fonte: (Reuters)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram