O que João Guilherme Sabino Ometto pensa sobre os biocombustíveis

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP (1963), João Guilherme Sabino Ometto é considerado um dos medalhões do setor sucroenergético. Dono de um vasto currículo profissional, foi presidente da Unica e da Copersucar, mas foi na dirigindo o  Grupo São Martinho — onde atualmente compõe o Conselho Deliberativo — que  Ometto deixou um de seus mais expressivos legados.

Leia mais: Por que Rubens Ometto foi eleito Sugar Man of the Year 2017

A São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana. Possui quatro usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto (SP); Iracema, em Iracemápolis, na região de Limeira (SP), Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia (GO). A companhia também possui uma unidade para produção de ácido ribonucleico, a Omtek, também localizada em Iracemápolis. O índice médio de mecanização da colheita é de 98,9%, chegando a 100% na Usina Boa Vista.

Leia mais: Quem é a maior comercializadora de açúcar e etanol e por que ela foi premiada

As usinas São Martinho, Iracema e Santa Cruz produzem açúcar e etanol, enquanto que a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol. Todas elas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, garantindo autossuficiência e venda do excedente (exceto a usina Iracema).

Leia mais: Entenda como a carbonatação no processo de produção de açúcar fez do Ingenio Aguaí o Sugar Mill of the Year

Na safra 2016/17, foram processadas um total de 19.281 milhões de toneladas de cana, ainda considerando a participação proporcional da Usina Boa Vista (50,95%), que resultaram em 1.301 toneladas de açúcar e 667 mil m³ de etanol.

Leia mais: Conheça a produção sustentável que premiou o Grupo Pantaleon

Após um abrangente processo de profissionalização, a São Martinho teve, a partir de fevereiro de 2007, suas ações negociadas no Novo Mercado, índice mais elevado de governança corporativa, da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), sob o código SMTO3.

Leia mais: Por que Luciano Sanches Fernandes foi eleito Empresário do Ano

Saídas para os biocombustíveis, segundo João Guilherme Sabino Ometto

João Guilherme Sabino Ometto é um executivo cuja visão estratégica é admirada por muitos. Em recente artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, ele expôs sua visão sobre os biocombustíveis no Brasil. “No setor de combustíveis líquidos, o Brasil está diante de duas opções: resignar-se à condição de importador estrutural, construindo mais terminais portuários para viabilizar a compra externa de estimados 24 bilhões de litros de gasolina e 28 bilhões de litros de diesel por ano em 2025, com dispêndio anual de 20 bilhões de dólares, a preços atuais; ou criar condições que viabilizem a retomada do interesse no investimento privado em biocombustíveis, consolidando a sua transição da economia do carbono para a sustentável”, afirma.

Quem é Quem no Setor

Pela suma importância no setor, João Guilherme Sabino Ometto será homenageado na noite de 6 de novembro durante o Prêmio MasterCana, que acontece na Villa Bisutti, em São Paulo, capital. Ele tem presença confirmada no evento onde receberá o troféu na categoria Quem é Quem no Setor, que reconhece as personalidades mais emblemáticas da história da agroindústria canavieira.

Mais informações:

Prêmio MasterCana Award

Data: 6 de novembro de 2017

Horário: 19:30

Local: Casa Villa Bisutti – São Paulo (SP)

Contato: rose@procana.com.br – (16) 99153-8690

www.mastercana.com.br

 

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.