JornalCana

Morte em fábrica de açúcar nos EUA poderia ter sido evitada com medida simples de segurança

Polícia americana, que investigava morte de trabalhador em fábrica de açúcar em Fairless Hills, no Estado da Pennsylvania, EUA, chegou à conclusão que tudo poderia ter sido evitado se medida de segurança tivesse sido tomada, na época. Para piorar a situação, descobriu-se que tal medida existia e foi retirada 13 dias antes do incidente.

20141707-Sugar-Bucks-County

O incidente aconteceu em fevereiro de 2013, e policia desde então procurava pistas sobre o que realmente havia acontecido. O que se sabe é que durante toda a manhã, Janio Salinas e outros trabalhadores estavam na área onde o açúcar é ensacado, quando houve um entupimento em um dos funis, forçando os trabalhadores a subirem até sua entrada, com pás para ajudar os grânulos a fluírem para fora do buraco, na parte inferior. Um dos funcionário disse que tinha visto Salinas, ainda cavando o açúcar, quando todos os outros já haviam se retirado, e quando deu por si, Salinas parecia ter ido embora. Tudo o que restava era a sua pá enterrada no local.

Um dos funcionários mais tarde, observou através de uma pequena abertura na parte inferior do funil, que Salinas tinha caído dentro do contêiner e foi enterrado vivo pelo açúcar.

Os investigadores agora, descobriram que o dispositivo de segurança, um tipo de tela sobre o funil, para prevenir uma possível queda, fora removido 13 dias antes, porque tinha sido danificada em um outro incidente, e a administração da fábrica calculou que seria um gasto desnecessário coloca-la de volta.

Salinas, que tinha sido um mecânico de avião no Peru, antes de ir para os Estados Unidos em 1990, morreu por asfixia. Ele deixou esposa e filhos em New Jersey e no Peru. A fábrica foi multada em pouco menos de 19 mil dólares após o acidente e soube-se que um novo procedimento para quebrar torrões de açúcar, está sendo usado como medida de segurança desde então. Não se sabe qual será a indenização paga à família, pelo fato de Salinas ser apenas um trabalhador temporário.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram