Mercado

Monsanto compra CanaVialis e Alellyx para reforçar posição na cana

A gigante americana Monsanto anunciou no dia 3 de novembro a aquisição das empresas de melhoramento genético e biotecnologia de cana-de-açúcar, CanaVialis S.A. e Alellyx S.A., ambas controladas pela Votorantim Novos Negócios. O valor do negócio é de US$ 290 milhões.

Com a aquisição, a multinacional – a maior produtora de sementes do mundo – reforçará sua posição em diversificar seu portfólio de tecnologias voltadas para culturas específicas e produzir inovações de longo prazo para a cana-de-açúcar. “O objetivo é diversificar o atual portfólio e trazer inovações para esta cultura, por meio de sua experiência no melhoramento genético de plantas e em biotecnologia”, segundo nota da empresa.

A CanaVialis é a maior empresa privada de melhoramento de cana-de-açúcar do mundo. Por meio de suas pesquisas de melhoramento, está desenvolvendo variedades de cana geneticamente superiores e patenteadas, que devem proporcionar rendimentos significativos sobre as variedades atualmente disponíveis. Já a Alellyx é uma empresa de genômica aplicada que se dedica ao desenvolvimento de pesquisas com biotecnologia, principalmente para a cana.

Desde 2007, a Monsanto já mantinha uma parceria tecnológica com a CanaVialis e a Alellyx, para desenvolver e comercializar as tecnologias de tolerância a herbicidas (Roundup Ready) e resistência a insetos-praga (Bt).

Banner Revistas Mobile