Mistura de biodiesel no diesel convencional pode aumentar

O Brasil pretende aumentar em 2012 a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel convencional, que atualmente é de 5%. O anuncio, na terça-feira, no Rio de Janeiro, é do diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Allan Kardec.

“Nós estamos estudando junto com o governo, mas isso é uma decisão do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). A demanda dos produtores, hoje, é para que a mistura passe a ser de 7%, até chegar a 10%”, comentou o titular do organismo regulador, segundo informações da Agência Brasil.

Kardec descartou um aumento da percentagem da mistura para este ano e admitiu que outros setores da cadeia de comercialização e distribuição do combustível fóssil são contrários à iniciativa apoiada pelos produtores de biodiesel.

“Há uma pressão muito grande do mercado, nós estamos discutindo o assunto com o Ministério de Minas e Energia, mas não há persp ectivas de que esta composição venha a ser alterada ainda este ano”, apontou.

O biodiesel no Brasil é produzido do óleo de palma, oleaginosas como o girassol e a soja, e resíduos de frituras. Este ano começará uma produção a partir de cana-de-açúcar, como ocorre com o etanol.

X