Mercado

Miriri é a primeira a encerrar safra na PB

wp_posts

Com mais de 90% da moagem completada no ciclo 2013/14, o processo de moagem da cana-de-açúcar dos fornecedores ligados à Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) já está quase no seu final e a Usina Miriri foi a primeira a concluir sua moagem semana passada. Até o momento já foram moídas mais de 1,5 milhão toneladas de cana produzida pelos 1.700 fornecedores, segundo a Asplan. A atual safra começou em agosto de 2013 no estado.

img10387

As próximas a concluir a moagem são as usinas Japungu, Monte Alegre, Giasa, Agroval, Tabu, São João e Pemel. De acordo com o geotecnólogo da Asplan, Thybério Luna, a próxima a encerrar sua safra é a usina Monte Alegre, até o final deste mês. As demais unidades, principalmente a Japungu e a Agroval deverão moer até o início de março devido à demanda de produção de cana própria.

“A safra 2013/2014 começou com atraso em relação à anterior por conta do péssimo desempenho do inverno em 2013, o que retardou a época ideal de corte da cana. Dificilmente será atingida a mesma safra 12/13 que, comparando com a 2011/12, já teve uma redução de 25%, repercutindo de uma forma bastante negativa na atividade dos produtores de cana-de-açúcar. Estamos praticamente à mercê da boa vontade dos governos para recuperar uma das culturas que mais gera emprego e renda na Paraíba. Precisamos de incentivos para continuar a plantar, gerar renda e emprego”, segundo o presidente da entidade, Murilo Paraíso.

Banner Revistas Mobile