Mercado

Mercado potencial é de 1 bilhão de litros

Em dois anos, quando a mistura de 2% de biodiesel ao diesel passará a ser obrigatória, o Brasil terá uma demanda anual de, pelo menos, 800 milhões de litros desse combustível, levando-se em consideração os atuais parâmetros de consumo de diesel, de 40 bilhões de litros anuais. Em outubro, o governo federal lançou o Plano Nacional de Agroenergia, que pretende estimular as diversas formas de energia geradas no campo.

Há no Brasil oito fábricas de biodiesel já autorizadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e outras seis com pedidos em análise. A capacidade de produção instalada soma 229,8 mil litros diários.

O primeiro leilão de biodiesel foi realizado pela Petrobrás em novembro, quando a estatal comprou 70 milhões de litros do produto, das indústrias instaladas. O segundo leilão está programado para o próximo dia 30, quando serão comprados mais 170 milhões de litros.

O uso do biodiesel, considerado menos poluente que os derivados de petróleo, é uma das propostas do protocolo de Kyoto, assinado em 1997, no Japão, por 141 nações. O principal objetivo desse acordo mundial é reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Banner Revistas Mobile