JornalCana

Meirelles afirma ser contra taxação de outros países ao etanol, mas que “comércio internacional é duro”

William Waack apresenta o Unica Fórum 2018 (Foto: Delcy Mac Cruz)

O pré-candidato à Presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, afirmou ser contra a taxação do etanol brasileiro por outros países. “Mas o comércio internacional é duro”, emendou ele, ex-ministro da Fazenda, em sua participação no Unica Fórum 2018, na manhã desta segunda-feira (18/06).

Meirelles foi o terceiro dos oito pré-candidatos à Presidência participantes do evento promovido nessa segunda pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) na capital paulista.

Antes de Meirelles, participaram os pré-candidatos do PSC, Paulo Tadeu de Castro, e do Novo, João Amôedo.

Leia também: “Petrobras é inimiga público número 1 do setor sucroenergético”

O JornalCana faz a cobertura do evento da Unica e publica conteúdo no portal e na edição impressa do mês de julho.

Os pré-candidatos são sabatinados por dois convidados da Unica, sendo um deles diretamente ligado ao setor sucroenergético.

Marcelo Vieira, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), dividiu a sabatina com Paulo Eduardo de Souza, diretor presidente da Copersucar e com o apresentador William Waack.

Em sua colocação, Vieira lembrou que o agronegócio enfrenta barreiras tarifárias e não tarifárias. “O açúcar enfrenta barreiras fortes na Europa, salvaguardas na China e na Índia, e precisamos ter atuação mais forte e trabalhar nossa imagem, que é distorcida e está defasada”, disse para Henrique Meirelles.

Questionado sobre o que acha dessa situação e da política protecionista do presidente dos EUA, Donald Trump, o pré-candidato do MDB diz que “Trump está indo na linha errada.”

“Já seguimos o protecionismo no Brasil e deu errado”, afirmou. “Acho inaceitável que o Brasil deixe e aceite a existência de todas as restrições, como a taxação ao etanol, mas quero dizer que comércio internacional é duro”, disse.

“Não podemos ficar esperando que sejam bonzinhos, temos que defender nossos interesses com firmeza.” Exemplificou: “veja a China e os EUA, que impuseram taxa a produtos chineses e os chineses retaliaram imediatamente e americanos pararam para pensar.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram