JornalCana

MC Social destaca usinas Itamarati e Estiva em Saúde Ocupacional

As usinas Itamarati (Uisa) e São José da Estiva são os destaques da categoria Saúde Ocupacional do Prêmio MasterCana Social. O melhor case, escolhido pela comissão julgadora, será conhecido no dia 28 de outubro, na cerimônia do Prêmio MasterCana Brasil, em São Paulo. O MC Social é promovido pelo Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria), com apoio do JornalCana.

A Uisa concorre ao prêmio com dois cases. De acordo com o sistema de Gestão de Saúde Ocupacional da empresa, para garantir um ambiente de trabalho agradável ao desenvolvimento das atividades é necessário prevenir as tensões físicas e mentais. A jornada de trabalho não deve causar distúrbios nos empregados.

A empresa trabalha com programas de qualidade de vida e promoção da saúde, que estimulam e valorizam os colaboradores, num ambiente profissional mais prazeroso e de respeito mútuo.

O programa de Ginástica Laboral foi implantado para melhorar a qualidade de vida de seus praticantes, proporcionando melhor oxigenação das estruturas musculares, diminuindo assim, o acúmulo de ácido lático (fadiga muscular) e reduzindo as possíveis instalações de lesões. O resultado pode ser observado no aumento de produtividade, com qualidade.

O trabalho seguro e a preservação da saúde do colaborador são alguns dos principais valores da empresa. Entre as ações desenvolvidas para a prevenção dos acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, a Uisa investe em equipamentos adequados, práticas produtivas seguras, estudo de riscos, além de programas de capacitação operacional, campanhas e treinamentos.

O presidente da Uisa, Sylvio Coutinho, acompanha diariamente o andamento do Sistema de Segurança da empresa. Uma reunião mensal de avaliação, que acontece há 44 meses consecutivos, discute as ações de segurança com lideranças da empresa.

A outra usina candidata ao prêmio, Usina São José da Estiva, promove melhorias contínuas nos ambientes de trabalho e em equipamentos. A empresa implantou um sistema de exaustão de fumos metálicos para proteger os empregados que fazem preparação e soldagem de pentes e martelos da moenda.

A unidade possui máscaras de solda, com filtro de escurecimento automático, para soldadores e chapiscadores. Palestras semanais, realizadas na entressafra, discutem temas relacionados à saúde e segurança no trabalho. A equipe de brigadistas da empresa também presta serviço voluntário à comunidade.

O Prêmio MasterCana Social, que tem como tema principal o compromisso com a sustentabilidade, contou com a indicação de 51 cases de 15 empresas. Os temas foram analisados por comissões julgadoras formadas por grupos técnicos e comissões de trabalhos do Gerhai, que selecionaram 25 cases. O vencedor de cada categoria será indicado pelo “Conselho dos Notáveis” em reunião no dia da premiação e serão conhecidos apenas no momento da premiação.

Programação do MasterCana Brasil 2008

19h30 – Coquetel

21h – Cerimônia de Premiação

24h – Encerramento

Traje – Social Completo (Terno)

Local – Grand Hyatt São Paulo, avenida das Nações Unidas nº 13.301

Obs. O hotel oferece diárias com descontos para participantes do Prêmio MasterCana Brasil e Conferência Datagro.

Informações e Convite: Michelle Freitas

Telefone: (16) 3512-4300

Móvel: (16) 9128-7379

michelle@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram