JornalCana

MC Social: Cerradinho, NovAmérica e Brenco disputam Qualidade de Vida

Qualidade de vida é uma das nove categorias que estão sendo disputadas por companhias do setor sucroalcooleiros finalistas do Prêmio MasterCana Social. O Grupo Cerradinho concorre com o tema Saúde & Cia. O Grupo Nova América apresentou o projeto de preparação para aposentadoria. Já o Grupo Brenco mostrou a humanização dos espaços de vivência.

A cerimônia de premiação será no dia 28 de outubro, em São Paulo. O prêmio é promovido pelo Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria) com apoio do JornalCana. O objetivo é incentivar e reconhecer práticas de gestão de pessoas e responsabilidade sócio-ambiental de empresas do setor sucroalcooleiro, que contribuam para a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável.

O Grupo Cerradinho argumenta, em seu case, que as ações permanentes de prevenção e promoção da saúde são vitais para a conservação da qualidade de vida e para que a empresa possa aproveitar melhor o potencial dos colaboradores.

“A cultura do cuidado com a saúde é um processo gradativo que exige atuação conjunta, visando o bem-estar do colaborador num ambiente de trabalho equilibrado e saudável”, diz um trecho do trabalho. O Programa Saúde & Cia surgiu com a missão estratégica de canalizar esforços para aumentar os níveis de satisfação e saúde do colaborador, obtendo assim uma força de trabalho mais saudável.

Manter um ambiente de trabalho saudável, valorizando o respeito, a solidariedade, a gentileza e a cidadania, prezar pelo bem-estar dos colaboradores, propiciando-lhes condições físicas adequadas e atividades de saúde, esporte e lazer, são basicamente os valores fundamentais do Programa de Qualidade de Vida Saúde & Cia.

Para o Grupo NovAmérica, o envelhecimento populacional um dos grandes desafios do milênio. Com a longevidade em cena, cabe às organizações a elaboração de estratégias de ação, de modo a proporcionar meios que garantam aos seus colaboradores uma vida com qualidade após sua permanência na empresa.

Nesse sentido, a companhia criou o Programa de Preparação para Aposentadoria, que desenvolve mecanismos de preparação dos colaboradores para o Futuro. Através de reuniões, encontros, visitas e palestras os trabalhadores são estimulados a planejar o futuro a médio e longo prazos, avaliando as possibilidades que a vida oferece, pós-aposentadoria.

Envelhecer é Exercício de Viver! A frase sintetiza o case da empresa. O Programa da NovAmérica objetiva conduzir o colaborador a um processo de conhecimento, englobando aspectos físicos, mentais e sociais. Nesse contexto, enfatiza-se a construção de projetos de vida futuros, pós-aposentadoria.

A Brenco apresentou um case sobre o os Centros de Convivência da empresa (CBB), criados como uma forma inovadora, demonstrando que a sustentabilidade é construída pela eficiência econômica, social e ambiental. O trabalho desenvolvido nos Centros busca oferecer aos colaboradores migrantes bem-estar e respeito.

Através da humanização dos espaços de convivência, os CCB oferecem uma infra-estrutura modelo, com ações efetivas que geram satisfação e bem-estar social, proporcionando uma recuperação física e mental adequadas, fornecendo estrutura segura, limpa e organizada a fim superar a satisfação e a motivação necessárias ao desempenho dos trabalhos.

Para isso, são mantidos espaços permanentes de recreação e lazer, como cinema, salão de jogos e campos de futebol. Nos fins de semana são realizados eventos de recreação, promovendo e fortalecendo a socialização e a convivência coletiva através de atividades lúdicas.

O Prêmio MasterCana Social, que tem como tema principal o compromisso com a sustentabilidade, contou com a indicação de 51 cases de 15 empresas. Os temas foram analisados por comissões julgadoras formadas por grupos técnicos e comissões de trabalhos do Gerhai, que selecionaram 25 cases. O vencedor de cada categoria será indicado pelo “Conselho dos Notáveis” em reunião no dia da premiação e serão conhecidos apenas no momento da premiação.

Conheça os outros cases finalistas, por categoria:

2 – Comunidade

Usinas Itamarati – Revitalização do hospital de Denise

Grupo NovAmérica – Projeto futuro

Grupo Cerradinho – Um olhar comunitário

3 – Comunicação e relacionamento

Usina Alvorada – Gestão do processo em comunicação

Grupo NovAmérica – Comunicação é…a gente que faz

Usinas Itamarati – Comunicação de mão dupla

4 – Educação e cultura

Grupo Coruripe – Projeto florescer

Grupo Cerradinho – Projeto criança doce energia

Usina Alvorada – Projeto Vó Amélia

5 – Desenvolvimento humano

Grupo NovAmérica – Educação corporativa

Usinas Itamarati – Programa caminhar

Usina Pitangueiras – Educação para o trabalho

6 – saúde ocupacional

Usinas Itamarati – Sistema de gestão de sáude ocupacional

Usinas Itamarati – Ginástica laboral

Usina São José Estiva – Saúde, segurança e prestação de serviços.

7 Valorização da diversidade

Usina Alvorada – Projeto Vó Amélia

8- Meio ambiente

Usina Jales Machado – Um conceito em gestão ambiental

Usinas Itamarati – Sistema de gestão ambiental

Usina Capricho – Capacitando homens, gerando matas e garantido um futuro

9- Empresa do ano em responsabilidade socio-ambiental

Usinas Itamarati

Usina Alvorada

Grupo NovAmérica

Programação do MasterCana Brasil 2008

19h30 – Coquetel

21h – Cerimônia de Premiação

24h – Encerramento

Traje – Social Completo (Terno)

Local – Grand Hyatt São Paulo, avenida das Nações Unidas nº 13.301

Obs. O hotel oferece diárias com descontos para participantes do Prêmio MasterCana Brasil e Conferência Datagro.

Informações e Convite: Michelle Freitas

Telefone: (16) 3512-4300

Móvel: (16) 9128-7379

michelle@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram