JornalCana

Mascavo é ainda o melhor

Tatyanne de Morais Todo mundo ouve dizer que o açúcar mascavo é mais nutritivo e saudável do que o refinado. Falam que também é bem menos calórico. Mas será que é mesmo? Afinal de contas, quais são os benefícios deste alimento? Conhecido como açúcar bruto, é obtido da concentração do caldo de cana-de-açúcar recém-extraído. A sua coloração varia entre dourado e marrom-escuro de acordo com a variedade, tipo de processamento e estação do ano na qual a cana é colhida.

Para começar, o produto possui o mesmo teor de sacarose do tipo branco. Logo, adoça da mesma forma e tem o mesmo valor calórico que a versão cristalizada. Segundo a especialista em nutrição funcional e professora da Faculdade Maurício de Nassau, Ana Lígia Lins, o que torna o alimento mais saudável é a maior quantidade de nutrientes. “Enquanto o açúcar de mesa passa por um processo de refinamento, o mascavo não. Por isto, ele mantém as vitaminas e sais mineirais próprias da matéria-prima”, garante a nutricionista.

Nele, são encontradas substâncias importantes ao organismo, como ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A e as do complexo B, potássio e fósforo. O branco, por sua vez, é composto apenas de carboidrato, já que os nutrientes são retirados durante o refinamento. Em 100 gramas de açúcar, por exemplo, o branco possui 2mg de potássio e o mascavo, 346mg. E no sabor, há diferença? “Muita gente tem resistência em usar o mascavo por conta da coloração escura. O gosto pode até ser mais intenso, mas é uma mudança discreta, nada que altere o paladar”, explica Lins.

Já que tanto o refinado quanto o bruto possuem o mesmo valor calórico, os diabéticos podem consumir este tipo de açúcar? “Não é recomendado que utilizem, uma vez que formam glicose e resultam no mesmo processo digestivo que o açúcar comum”, lembra. De acordo com a mestre em nutrição em saúde pública, o ideal para os diabéticos é usar adoçantes artificiais. Mesmo assim, com cautela, não pode ser qualquer tipo. A dica é procurar um profissional de nutrição que possa recomendar o produto adequado a cada caso.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram