Mais fusões e diversificação para o setor sucroalcooleiro, diz MB Associados

Um levantamento da consultoria MB Associados mostra que o cenário para o setor sucroalcooleiro em 2003 não será pessimista quanto os recentes índices de preços para açúcar e álcool.

De acordo com o processo que ocorre desde 2000, as usinas de açúcar e álcool deverão continuar ativas nas fusões e aquisições do setor. No mercado interno, as companhias vão continuar investindo na diversificação de seus produtos, a exemplo do que já ocorre com a Copersucar e os grupos Cosan e Balbo. Com a liderança no varejo em açúcar refinado (marca União), a Copersucar também aposta nos mercados de barras de cereais e estuda entrar no segmento de biscoitos e lácteos.

Maior exportador individual de açúcar, o grupo Cosan vai intensificar as vendas de achocolatados, que hoje levam a marca Da Barra. Os executivos da empresa estão formando um novo núcleo de negócios para vender produtos no varejo. Com um perfil especializado, a família Balbo já é conhecida no mercado com seus produtos orgânicos, que incluem uma linha de sucos, café e chá.

A tendência é de que boa parte das usinas invistam na diversificação dos produtos, já que os projetos de cogeração de energia reduziram seu ritmo nos últimos meses.

Mais fusões e diversificação para o setor sucroalcooleiro, diz MB Associados

Um levantamento da consultoria MB Associados mostra que o cenário para o setor sucroalcooleiro em 2003 não será pessimista quanto os recentes índices de preços para açúcar e álcool.

De acordo com o processo que ocorre desde 2000, as usinas de açúcar e álcool deverão continuar ativas nas fusões e aquisições do setor. No mercado interno, as companhias vão continuar investindo na diversificação de seus produtos, a exemplo do que já ocorre com a Copersucar e os grupos Cosan e Balbo. Com a liderança no varejo em açúcar refinado (marca União), a Copersucar também aposta nos mercados de barras de cereais e estuda entrar no segmento de biscoitos e lácteos.

Maior exportador individual de açúcar, o grupo Cosan vai intensificar as vendas de achocolatados, que hoje levam a marca Da Barra. Os executivos da empresa estão formando um novo núcleo de negócios para vender produtos no varejo. Com um perfil especializado, a família Balbo já é conhecida no mercado com seus produtos orgânicos, que incluem uma linha de sucos, café e chá.

A tendência é de que boa parte das usinas invistam na diversificação dos produtos, já que os projetos de cogeração de energia reduziram seu ritmo nos últimos meses.

X