Mercado

Mais de mil projetos são cadastrados para Leilão A-5 2016

Mais de mil projetos são cadastrados para Leilão A-5 2016

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE cadastrou 1.055 empreendimentos interessados em participar do Leilão A-5 2016, que vai contratar energia elétrica para ser entregue ao mercado a partir de 1º de janeiro de 2021.

O leilão será realizado no dia 5 de fevereiro de 2016. Ao todo os projetos inscritos totalizam 47.618 megawatts em oferta de eletricidade, com destaque para a fonte eólica, responsável por 21.232 MW do total cadastrado.

As termelétricas a gás natural ocupam o segundo lugar, com 18.741 MW, seguidas das termelétricas a carvão (3.056 MW) e biomassa (3.019 MW).

Ao todo são seis hidrelétricas inscritas, somando 529 MW, e 78 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que totalizam 1.019 MW. Todos os projetos ainda passarão pelo processo de habilitação, que definirá o número final de projetos que estarão aptos a participar do certame.

De acordo com o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, este poderá ser o maior leilão de energia elétrica realizado no mundo. “É um recorde brasileiro e mundial o número de projetos inscritos, é o maior leilão de energia elétrica do mundo.

Isso mostra a atratividade do modelo (de leilões) brasileiro”, disse Tolmasquim, lembrando que para inscrever o empreendimento o investidor tem gastos para preparar o projeto, como a medição de ventos, no caso da fonte eólica.

Tolmasquim destacou ainda que a Bahia continua liderando o número de projetos eólicos inscritos (7.109), seguido pelo Rio Grande do Norte (5.599).

Mas a maior surpresa, segundo o presidente da EPE ficou por conta do Rio de Janeiro, que cadastrou sete projetos de térmicas a gás natural, somando 5.144 MW. “É um volume bem significativo”, avaliou. Veja a seguir o resumo dos projetos inscritos:

Email_-_Alessandro_Reis_-_JornalCana_-_Outlook

Release_Cadastrados_Leilão_A-5_2016__1__pdf_e_Evernote_Basic

Banner Revistas Mobile