Usinas

Maior produtor de etanol de milho, MT terá menos oferta de cereal

Maior produtor de etanol de milho, MT terá menos oferta de cereal

A safra 2015/16 de milho no estado do Mato Grosso, principal produtor de etanol combustível de milho, terá oferta menor do cereal. É o que avalia a consultoria INTL FCStone. 

mioConforme projeção recém-divulgada, a consultoria prevê uma produção de 18,7 milhões toneladas de milho na safra 15/16. O volume é 8% inferior aos 20,3 milhões de toneladas apurados pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), do governo federal, no ciclo 14/15.

Mesmo com a previsão menor, o estado do Mato Grosso é o maior produto do cereal, seguido do Paraná (projeção de 11,7 milhões de toneladas da 15/16, segundo a INTL FCStone).

Leia mais: Oferta de milho avançará e ajuda etanol de milho, diz Agroconsult

Três usinas produzem etanol a partir do milho no Mato Grosso: Libra, Usimat e Porto Seguro.

Leia mais: Porque o Mato Grosso lucra com o etanol de milho 

Conforme a INTL FCStone, a produção brasileira da primeira safra 2015/16 de milho foi ajustada para baixo na revisão de fevereiro. “Com o avanço da colheita, a cada ano, uma produção menor no ciclo de verão vai se consolidando. Esse cenário traz preocupações num momento em que têm sido relatadas dificuldades em encontrar milho no mercado”, afirma Ana Luiza Lodi, analista de mercado da consultoria.

O ajuste decorreu de uma revisão de área em alguns estados, como no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

No caso da segunda safra, são esperadas 53,46 milhões de toneladas, um leve aumento da produção em relação à estimativa de janeiro. Em áreas onde houve atrasos no ciclo da soja, como em Mato Grosso, os produtores tentam acelerar os trabalhos no campo com a intenção de terminar a semeadura no final de fevereiro.

Mesmo assim, alguns atrasos são esperados, com parte das lavouras sendo plantadas em março. As preocupações são com um clima mais seco, com baixa ocorrência de chuvas em abril e maio, que podem trazer impactos adversos sobre as plantas, prejudicando o rendimento final.

O Portal JornalCana disponibiliza a seguir o relatório de fevereiro da INTL FCStoneEstimativa INTL FCStone - Milho Brasil 2ª Safra - Ciclo 15-16

Banner Revistas Mobile