JornalCana

[Lucro] Especialistas explicam alto impacto dos custos industriais na lucratividade da usina

Eder Paz, da Tonon Bioenergia

De acordo com o Especialista em Custos Agroindustriais pela ESALQ-USP e técnico de qualidade industrial do Grupo Tonon Bionergia, Eder Paz, o aumento dos custos industriais nas últimas 3 safras gera um impacto econômico significativo na lucratividade das usinas. “Diante do momento de dificuldades pelo qual o setor vem passando, o gerenciamento dos indicadores e dos chamados custos indiretos torna-se uma ferramenta de extrema importância para a obtenção de resultados operacionais da empresa, além de suporte para tomadas de decisões estratégicas a médio e longo prazo”, alerta Paz.

Leia mais: Diretor do ITC explica como triplicar produção utilizando a mesma cana-de-açúcar

Eder Paz apresentará aos participantes como definir etapas do planejamento, cadeia de valores e definição de metas (KPIs), alguns dados de benchmarking que revelam quais os custos que mais cresceram nas unidades nas últimas 3 safras e também o que é possível fazer para reduzi-los. “Quando abordo o tema custos, preciso citar os indicadores que dão suporte para a obtenção dos custos reais e para se trabalhar buscando a otimização do processo, incluindo uma visão sistêmica e moderna de expressar as unidades de medida, atualmente expressada em R$/Tc para um modelo agroindustrial R$/kg ATR industrializado. Falarei também sobre alguns modelos de gerenciamento de metas e a forma simplificada de se utilizar Benchmarking como ferramenta de direcionamento para tomada de decisões”, explica.

Leia mais: Especialista industrial revela como operar usina de etanol de milho por 330 dias no ano

O especialista apresentará dados de benchmarking e as melhores práticas no gerenciamento de “Indicadores e Custos na Área Industrial” durante o Curso de Custos, Perdas e Gestão Industrial que será realizado pela ProCana Sinatub no dia 17 de maio, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho (SP). “Abordagem dos custos da Indústria” também será apresentado no evento pelo gestor de projetos da CBCA / Pecege, João Rosa.

Leia mais: Tecnólogo anuncia chegada da 4ª Revolução Industrial nas usinas de cana-de-açúcar

No dia seguinte, quinta-feira, dia 18/05, também acontecerá o Curso de Diversificação e Máximo Aproveitamento Agroindustrial, realizado pela ProCana Sinatub e com a presença confirmada de dezenas de executivos e gestores de usinas.

Mais informações: www.sinatub.com.br

Rose@procana.com.br – 16 3512.4300

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram