JornalCana

Leilão de renováveis terá grandes geradoras de energia

Os leilões de fontes renováveis de energia, que acontecerão nesta semana em São Paulo, contarão com forte presença de grandes empresas de energia que atuam em geração hidráulica.

Com o maior número de projetos inscritos, a geração eólica deverá ser o grande destaque dos leilões. A participação em PCHs será restrita, enquanto no segmento de biomassa, a energia vendida deverá vir principalmente de empresas que já produzem para consumo próprio e possuem algum excedente, como companhias sucroalcooleiras.

O Leilão de Reserva de Energia acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 366 usinas obtiveram habilitação para participar, e a energia ofertada por elas chega a 10.745 megawatts (MW).

Das 366 usinas, 316 são de energia eólica, 40 são de biomassa e 10 são Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Os preços-teto serão de 156 reais por megawatt-hora (MWh) para biomassa, 167 reais para eólicas e 155 reais para PCHs.

Já no leilão A-3 (com entrega da energia no terceiro ano após a concessão), que acontece em 26 de agosto, também estarão incluídas apenas estas fontes de energia. Segundo a EPE, serão 368 empreendimentos habilitados, com 10.415 MW.

Neste leilão, serão 320 empreendimentos eólicos, 33 de biomassa e 15 PCHs. Este evento terá como preço-teto 167 reais por MWh para eólicas e biomassa e 155 reais por MWh para PCHs.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram