JornalCana

Laboratórios ajudam a monitorar desvios e perdas no processo

Os laboratórios de unidades sucroenergéticas são fundamentais para a avaliação, a correção e a garantia da qualidade de diferentes etapas da produção de açúcar e etanol.

Resultados em desacordo com determinados padrões e especificações podem indicar a existência de desvios e perdas no processo industrial.

Da mesma maneira que outros setores das usinas e destilarias, os laboratórios requerem uma gestão eficaz, o que exige, por exemplo, a supervisão constante das amostragens.

A frequência e a representatividade das amostras desempenham inclusive um papel importante para o controle das operações. Deve haver também uma preocupação com a formação e treinamento contínuo dos profissionais da área.

Todos os cuidados devem ser adotados para que os laboratórios forneçam resultados precisos e confiáveis em suas análises.

O uso de métodos inadequados, a má qualidade de equipamentos, calibrações erradas, amostragens não representativas, interferências – geradas pela temperatura, por exemplo –, contaminação das amostras são alguns fatores que podem comprometer os resultados.

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram