John Deere fecha acordo para avançar no mercado de cana

Parceria pode incrementar receita de vendas da John Deere, afirma Aaron Wetzel, presidente da empresa no Brasil

A John Deere e a Auteq Telemática assinaram ontem acordo para que a empresa de tecnologia passe a vender seus produtos na rede de distribuição da fabricante de máquinas agrícolas. A linha de computadores de bordo e softwares da Auteq, destinada especificamente para o acompanhamento do desempenho do trabalho de máquinas agrícolas, será voltada para o maquinário utilizado nas lavouras de cana-de-açúcar.

Por meio da joint venture, a rede de lojas da marca John Deere, que tem 165 unidades no país, passará a ser o principal canal de distribuição da Auteq, afirma Tácito de Almeida, diretor industrial da empresa de tecnologia. Para a John D! eere, abre-se a possibilidade de comercialização de máquinas com maior valor agregado, o que pode ajudar a impulsionar as receitas da companhia. O setor de máquinas agrícolas tem enfrentado quedas consecutivas de vendas nos últimos meses como decorrência da crise financeira global.

Inicialmente, os acessórios serão vendidos separadamente, mas a John Deere pretende fazer com que as máquinas já saiam de suas fábricas com o equipamento. “Queremos isso o mais breve possível”, diz Aaron Wetzel, presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de vendas e marketing da companhia para a América Latina.

“A aliança tem uma importância estratégica”, afirma o executivo. A John Deere já tem uma fatia considerável do mercado de máquinário agrícola voltado às lavouras de cana-de-açúcar, mas os adicionais podem contribuir para elevar o faturamento da empresa no Brasil. “O mercado todo tem enfrentado momentos difíceis com a crise financeira. Uma das maneiras para melhorar o quadro é diversificar a linha de produtos”, disse.

Os mercados emergentes em geral, e o Brasil em particular, ganharam peso maior nos negócios da John Deere nos últimos anos. A empresa já revelou sua preocupação com o impacto que a crise financeira global pode ter sobre as vendas nesses países. Em maio, a companhia admitiu que o recuo das vendas na América do Sul pode chegar a 30% – três meses antes, a previsão de queda era de 25%.

A John Deere interrompeu a produção de colheitadeiras na unidade de Horizontina (RS), mas já informou que as atividades serão retomadas neste mês. Ainda assim, o executivo é reticente em fazer previsões mais otimistas para o mercado. “É difícil saber quando a demanda vai voltar aos níveis do fim de 2008 ou do início do ano”, disse.

X