Mercado

Japoneses visitam Usina de Biodiesel de Caetés, em PE

Pesquisadores brasileiros e japoneses visitarão, dia 9 de dezembro, as instalações da Usina Experimental de Produção de Biodiesel de Caetés, na região agreste meridional de Pernambuco, a 250 quilômetros de Recife. A visita integra a programação do “Simpósio Brasil-Japão: Energia, Meio Ambiente e Materiais Avançados”, que acontecerá dias 9 e 10 de dezembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A usina de Caetés é gerida pelo Centro de Tecnologias Estratégias do Nordeste (Cetene/MCT) e foi projetada para produzir até 2 mil litros de biocombustível por dia . A estrutura da usina contempla uma área de processamento químico de matéria-prima, quatro depósitos de 20 mil litros cada, sendo dois para a matéria-prima e dois para o biodiesel, laboratório e área administrativa.

O simpósio é parte integrante das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e da Semana Japonesa na UFPE. Esse é o primeiro encontro do gênero na região Nordeste. A intenção dos organizadores é abrir novos canais de cooperação internacional de interesse estratégico entre instituições japonesas e brasileiras, visando o desenvolvimento sustentável.

O objetivo é estreitar o intercâmbio Brasil-Japão nas áreas de ciência e tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos e novas tecnologias aliadas ao intercâmbio da pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível.

O evento contará com a participação de pesquisadores da UFPE, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e do Cefet/PE.

Participam, também, os professores japoneses Kazumasa Sugiyama e Kozo Shinoda, especialistas em materiais avançados e estudos ambientais, respectivamente, e representantes de empresas públicas e privadas e de centros e institutos de pesquisa.

A organização é da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Consulado Geral do Japão no Recife, Comissão para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil/Recife e Associação Cultural Brasil Japão. O Simpósio Brasil-Japão tem o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), entre outras instituições.

Banner Revistas Mobile