JornalCana

Itamarati completa 33 anos

img9496

A Usinas Itamarati, do Mato Grosso, completou na data de ontem, 11 de dezembro, 33 anos de história. 

No início da década de 1980 nascia no centro-oeste um empreendimento que se tornaria um dos maiores do setor sucroenergético brasileiro e um dos mais importantes marcos na história da região: a Destilarias Itamarati S/A. Uma usina para produção de etanol, construída pelo Grupo Itamarati, em total integração com suas atividades agropecuárias e com capacidade de produção de 35 milhões de litros de etanol por safra. Em 1983, depois de cultivar sete mil hectares de cana-de-açúcar, teve início a primeira safra da Usinas Itamarati, com a produção de 150 mil litros de etanol por dia. O novo empreendimento gerou na época mais de 300 novos empregos diretos e 5.000 indiretos, abrindo nova fronteira no desenvolvimento do Estado do Mato Grosso.

Além de acreditar no etanol como nova matriz energética, a empresa partiu, então, para nova fase de expansão em 1993, com a instalação da fábrica de açúcar, que passou a funcionar com energia própria (cogerada a partir do bagaço da cana). Nesse ano, a Destilarias passou a denominar-se Usinas Itamarati S/A.

Em 2004, o executivo Sylvio Nóbrega Coutinho, foi nomeado presidente da Usinas, e passou a conduzir – juntamente com a nova equipe gerencial – a implantação de modernos métodos de gestão, responsáveis pela profissionalização de seus processos e pessoas.

“Focada em seu core-business, tem como um dos objetivos permanentes de seu planejamento estratégico alcançar níveis cada vez mais altos de competitividade. Para tanto, consolidou um sistema ágil e eficaz de gestão, embasado no conceito de TQC (Total Quality Control)”, revela a empresa.

Premiação

img9498

E 2013 foi um ano importante para a empresa, que recebeu diversos prêmios. O último foi entregue durante o 5º workshop da Coca-Cola Brasil, no dia 04 de dezembro no Rio de Janeiro. Na ocasião a Itamarati recebeu o Prêmio de 2° lugar no Ranking de Fornecedores de Açúcar da Coca-Cola 2012/13. “Somente 29 usinas fornecem açúcar para a Coca Cola do Brasil”, explicam a Gerente da Qualidade, Sorleti Aparecida de Oliveira e o Gerente de Controle, Processo, Qualidade e Desenvolvimento da Usinas Itamarati, Marcelo Berteges, presentes no evento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram