Mercado

Índia planeja baixar taxa de importação para controlar preço doméstico

A produção de açúcar tende a avançar na safra 15/16 na Índia
A produção de açúcar tende a avançar na safra 15/16 na Índia

A Índia está considerando baixar a taxa de importação de açúcar, de modo a aumentar a oferta doméstica e controlar os preços internos da commodity, que já subiram 40% nos últimos meses. “Não permitiremos que as cotações subam. Temos muitas formas de segurá-las”, afirmou o ministro de alimentos do país, Ram Vilas Paswan.

Atualmente, a tarifa para se comprar o adoçante é de 40%. O objetivo do governo é elevar a disponibilidade interna do produto. Conforme a Associação de Usinas da Índia (Isma, na sigla em inglês), a fabricação de açúcar na atual safra deverá diminuir 7%, para 23,7 milhões de toneladas, por causa da produtividade menor em importantes Estados produtores, como Karnataka.

O país asiático é o segundo maior produtor global de açúcar, atrás apenas do Brasil. Outra medida em estudo, também para se controlar as cotações domésticas, diz respeito ao total de açúcar que as usinas poderão estocar nos próximos seis meses.

De acordo com um funcionário do Ministério de Alimentos, esse volume poderá ser maior para que a oferta não fique apertada em meados do ano que vem, quando a moagem de cana diminuir. A expectativa é que o anúncio dessa medida ocorra ainda nesta semana.

Fonte: (Fonte: Dow Jones Newswires)

Banner Revistas Mobile