JornalCana

IBGE: setor químico agrícola pressiona produção industrial

A produção industrial no País caiu 1,7% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com outubro do ano passado, a produção da indústria brasileira cresceu 0,8%.

A indústria de produtos químicos registrou queda de 11,6% na produção em outubro ante setembro e representou o principal impacto de queda na produção industrial no período (-1,7%), destacou o coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales. Segundo ele, a principal pressão negativa veio de fabricantes que atendem o segmento de agricultura. Esse grupo de produtos químicos inclui fertilizantes, tintas e resinas e também foi afetado, segundo Sales, por paralisações.

O segundo principal impacto negativo na produção em outubro ante setembro foi dado por refino de petróleo e álcool (-9,0%) e, de acordo com Sales, o recuo nesse segmento está relacionado a uma paralisação técnica em uma “refinaria importante”. O terceiro principal impacto de queda ficou com máquinas e equipamentos (-5,2%) e o quarto, com veículos automotores (-1,4%).

Sales sublinhou que os dados de outubro sofreram forte influência de paralisações, programadas ou não, e férias coletivas em segmentos produtores de bens duráveis (como automóveis) e bens intermediários. “Talvez o primeiro efeito de uma crise mundial tenha sido tornar esses agentes (as empresas desses segmentos) o mais cautelosos possíveis”, disse Sales. Ele disse que só as informações do varejo de outubro vão mostrar se houve realmente redução de demanda em outubro ou não.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram