JornalCana

IAC tem Laboratórios acreditados pelo Inmetro

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) conta com três laboratórios acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) na norma NBR ISO/IEC 17025:2005. Os laboratórios de Física do Solo, de Fertilidade do Solo e de Fertilizantes e Resíduos são as únicas unidades públicas no Brasil com essa acreditação.

As três unidades estão de acordo com a norma internacional utilizada por laboratórios de ensaios e calibração e pelos organismos de acreditação de laboratórios em todo o mundo, facilitando a harmonização de práticas e aceitação mútua no comércio internacional. Desde 25 de outubro, os três laboratórios do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, já podem emitir certificados com o símbolo da acreditação.

Análises de fertilidade, de resíduos, granulométricas pelo método da pipeta e granulométricas pelo método do densímetro são os escopos que redederam a certificação aos três laboratórios dos IAC, todos em Campinas. A acreditação de um laboratório também determina rigor na execução de procedimentos, que devem ocorrer de modo sistematizado, visando à não variação de resultados, independentemente da pessoa que esteja realizando o trabalho.

Na unidade acreditada, é obrigatório o registro criterioso de todas as ocorrências, desde a temperatura do ambiente, passando por possível queda de energia até a solicitação de um cliente. O processo de melhoria para obtenção da acreditação envolveu investimentos em capacitação e treinamento de recursos humanos e adequação da estrutura física, totalizando cerca de R$ 360 mil.

Os recursos vieram do Governo do Estado de São Paulo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de recursos gerados pela prestação de serviços do Centro de Solos do IAC, administrados por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram