JornalCana

Grupo da Argélia anuncia usina de etanol de milho no Mato Grosso

O estado do Mato Grosso amplia sua potência como polo produtor de etanol de milho do País. O estado, que já possui três unidades produtoras do biocombustível a partir do cereal, prepara-se para ganhar a quarta unidade.

Saiba mais a seguir. 

dqbO2jB5eMS8FViwZsCXzoZvDAcA quarta fábrica de etanol processado a partir do milho deverá ser implantada no Mato Grosso pelo grupo Cevital, que possui sede na Argélia.

O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, recebeu de representantes do grupo Cevital os detalhes do empreendimento. O leitor do Portal JornalCana acompanha a seguir os detalhes:

1 – Trata-se de projeto de instalação de uma indústria de etanol de milho no município de Vera (MT).

2 – O projeto prevê também, em um segundo momento, a instalação de outras agroindústrias, como uma esmagadora de soja e milho e uma fábrica de ração.

3 – A expectativa de investimentos na região é de US$ 750 milhões, com a promessa de geração de três mil empregos, sendo mil diretos e dois mil indiretos.

4 – O complexo industriário será dividido em três etapas, com duração entre três e cinco anos para desenvolvimento.

 

O que o governo oferece para a Cevital:

Taques (de braços abertos) no encontro com representantes da Cevital (Foto: José Medeiros/GCom/MT)
Taques (de braços abertos) no encontro com representantes da Cevita (Foto: José Medeiros/GCom/MT)

O governador ofereceu todo apoio necessário ao grupo, destacando que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estará em contato direto com os empreendedores buscando agilidade e viabilidade nos processos de licenciamento, energia, incentivos fiscais e financiamento de forma a trazer este investimento o mais rápido possível para o estado.

 

Cevital

É uma empresa familiar privada, criada em 1971 na Argélia e dirigida pelo pai e cinco filhos. Até 1998, a empresa tinha como ponto central os setores siderúrgicos e metalúrgicos.

Há 16 anos, se tornou uma das principais empresas do ramo agropecuário do mundo, sendo que hoje 60% do faturamento do grupo, em um total de US$ 5 bilhões de dólares por ano, vem da agroindústria.

Além da refinaria de açúcar na Argélia, com estrutura de um porto próprio e a produção de 2,7 milhões de toneladas por ano, a empresa atua em outros setores como óleo refinado e margarina. Após inserir no mercado europeu, com a implementação, dentre outros empreendimentos, de uma siderúrgica na Itália com um porto, que terá uma plataforma de recebimento de produtos brasileiros para distribuição na Europa, o próximo passo da empresa é investir no Brasil, em especial em Mato Grosso, e avançar as negociações com países africanos, como Sudão, Costa do Marfim, Angola e Moçambique.

Saiba mais sobre o grupo 

A companhia argelina Cevital tem na presidência Paulo Hegg.

Segundo Hegg, que esteve na terça-feira (15/12) no encontro com o governador do Mato Grosso, uma das principais razões do investimento em Mato Grosso, é o estado ser um grande produtor agrícola.

Conforme Hegg, o grupo já compra do Brasil, U$ 1,6 bilhão por ano de produtos como açúcar, soja e milho por meio de trades internacionais do Japão, Suíça, França e Inglaterra.

“Chegamos à conclusão que devíamos estar mais próximos dos produtores e a maior parte destes produtos estão em Mato Grosso. Desta forma resolvemos priorizar o estado dentro da implantação no Brasil”, disse.

Contate o autor deste conteúdo: delcymack@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram