Mercado

Grupo chinês avalia investir em hidrovia no Tocantins

A Xiamen XGMA Machinery Co, Ltd foi fundada em 1951
A Xiamen XGMA Machinery Co, Ltd foi fundada em 1951

O grupo chinês XGMA demonstra entusiasmo em investir na construção e exploração da hidrovia do Rio Tocantins, no estado de mesmo nome, como via de escoação da produção agroindustrial regional.

Tocantins sedia a unidade sucroenergética Pedro Afonso, no município de mesmo nome, controlada pelo grupo americano Bunge. É a oitava unidade de cana-de-açúcar do grupo e foi inaugurada em 2011.

A Xiamen XGMA Machinery Co, Ltd foi fundada em 1951
A Xiamen XGMA Machinery Co, Ltd foi fundada em 1951

Em recente encontro na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em Palmas (TO), o gerente-geral da XGMA no Brasil, Joaquim Zheng,  se mostrou entusiasmado e afirmou que o governo chinês tem incentivado os grandes empresários do país a investirem no exterior, sobretudo no Brasil, e que todas as operações nesse sentido têm suporte total das instituições bancárias estatais da China.

“Não trabalhamos isoladamente. Somos um grupo interativo, que discute todas as possibilidades de um projeto e, certamente, este será levado para discussão”, afirmou, segundo relato da assessoria do governo do Tocantins.

Logística

A hidrovia, unida à Ferrovia Norte/Sul e à malha rodoviária do Estado, complementará a logística de transporte de grãos e outras comodities produzidas no Tocantins, além de incrementar o desenvolvimento industrial.

Vilmar Carneiro explicou que o Brasil ainda não tem experiência nesse tipo de concessão e que a parceria do Governo do Estado seria no sentido de articular junto ao governo federal os mecanismos legais e a segurança jurídica para execução do projeto, do estudo de viabilidade técnica e econômica, além da construção e concessão para operar a hidrovia.

“Serão 12 portos fluviais no Estado ao longo do rio. Isso implica uma série de outros investimentos em infraestrutura e indústria de base, como a construção e manutenção de barcaças e a construção civil, além da produção de produtos manufaturados”, disse o superintendente.

Sediada em São Paulo e com distribuidora no Tocantins, a XGMA no Brasil é uma empresa chinesa que tem como atividade principal o comércio atacadista (importação e exportação); e como atividades secundárias, o comércio de produtos que variam entre ferragens, ferramentas, tecidos, equipamentos eletroeletrônicos e de uso pessoal e doméstico, locação de equipamentos pesados automatizados para a construção civil, holding de instituições não financeiras entre outros.

Banner Revistas Mobile