JornalCana

Governo vai fixar limites para produção e estocagem de álcool

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou ontem que o governo vai fixar limites mínimos de produção e de estocagem do álcool para evitar que haja desabastecimento do combustível nos postos. “A idéia (do governo) é que o etanol seja ofertado ou não dependendo apenas do que o mercado desejar. Como o combustível é estratégico, vamos ter de arbitrar de alguma forma o volume de produção e também a estocagem”, afirmou o ministro.

Para garantir o bom relacionamento com o setor sucroalcooleiro, o governo já está consultando toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar para que haja uma sinalização sobre quais serão esses limites. No sábado, Rodrigues teve uma reunião rápida em Ribeirão Preto com representantes dos produtores de cana, usineiros e exportadores. Ele não quis se aprofundar no assunto, mas admitiu que o tema foi tratado na reunião. “Eu quero garantias deles. O resto vocês vão ficar sabendo em breve”, disse.

O governo vai criar limites de produção e de estocagem do álcool, segundo o ministro, mas o armazenamento do combustível para uso na entressafra continuará sendo feito pelas usinas, com o aporte financeiro oficial. Isso ocorrerá nesta safra, quando estão sendo liberados aos produtores R$ 500 milhões para o armazenamento.

O ministro disse que o Conselho Nacional do Agronegócio (Consagro) vai definir, em conjunto com o governo, as formas como os estoques estratégicos serão gerenciados, como será a exportação e se serão criadas frentes de produção tendo em vista o crescimento das encomendas de álcool para o exterior.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram