JornalCana

Governo estuda mistura de 20% de biodiesel

Os produtores de biodiesel estão negociando com o governo o aumento do percentual da mistura do combustível renovável ao diesel comum. Hoje, a lei estabelece que a mistura máxima é de 5% (obrigatória a partir de 2010).

Os produtores querem que essa quantidade passe para 20% para os grandes centros urbanos e 10% para o restante do país até 2015.

Hoje, o país tem uma capacidade instalada para produção de biodiesel de 4,1 bilhões de litros por ano, para uma demanda estimada em 2,4 bilhões no ano que vem. Com o aumento da mistura, a expectativa é que a demanda aumente em 2,5 bilhões de litros por ano.

Segundo a Folha apurou, o governo avalia com cautela o pedido dos produtores. Por enquanto, a avaliação é que não existem estudos suficientes sobre o assunto.

Os produtores de biodiesel já faturam hoje aproximadamente R$ 7 bilhões por ano, o que equivale a aproximadamente 25% do mercado de álcool.

Hoje, existem 65 usinas instaladas. Por enquanto, o negócio ainda está restrito aos grandes produtores de soja e os frigoríficos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram