Governo estuda financiamento para estocar etanol

img5685

Com a perspectiva de um aumento na produção de cana-de-açúcar e na destinação dessa cana para a fabricação do etanol, o setor produtivo reivindicou uma linha de financiamento para estocagem do produto na safra 2013/14 que se inicia em abril deste ano. A solicitação foi feita nesta quinta-feira (14) durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e Álcool, em Brasília.

De acordo com o diretor do Departamento de Cana-de-açúcar e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Caldas, o assunto esta sendo analisado pelo Grupo Técnico do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima), composto por representados dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fazenda, Minas e Energia e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Esta linha de crédito foi disponibilizada na safra 2012/2013, porém não houve demanda em decorrência, principalmente, da pouca disponibilidade de etanol.

Os representantes do Cima vão estudar os mecanismos para renovação desta linha de financiamento e definir as condições para que o produtor possa acessar este financiamento o mais breve possível.

“O principal objetivo da medida é evitar a volatilidade do preço do etanol e aumentar a oferta do produto no período da entre safra, comenta Caldas.

X