Mercado

Governo estuda aumentar percentual de biodiesel no óleo diesel mineral em 2012

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Allan Kardec, disse nesta terça, dia 15, que o percentual de biodiesel (de origem vegetal) no óleo diesel mineral pode ser elevado no ano que vem. Para este ano, não estão previstas alterações.

“Há uma pressão muito grande do mercado, nós estamos discutindo o assunto com o Ministério de Minas e Energia, mas não há perspectivas de que esta composição venha a ser alterada ainda este ano”, assegurou Kardec.

Atualmente, o óleo diesel vendido no país recebe a adição de 5% de biodiesel. Em 2012, essa mistura poderá ser alterada, para agregar uma parcela maior de combustível renovável ao derivado de petróleo. “Nós estamos estudando junto com o governo, mas isso é uma decisão do Conselho Nacional de Política Energétic a (CNPE). A demanda dos produtores, hoje, é para que a mistura passe a ser de 7%, até chegar a 10%”, ressalta.

Kardec salientou, porém, que outros segmentos do mercado, principalmente as distribuidoras de combustíveis, fazem restrições a esse aumento percentual.

“O setor que envolve o pessoal da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), entre outros, é contra esse aumento. Então, tem que ser algo discutido”, concluiu o diretor.

Banner Revistas Mobile