JornalCana

Governo autoriza aumento da mistura de etanol na gasolina

img4975

Nesta quarta-feira (30/1), um dia depois de o governo autorizar o reajuste nos preços da gasolina e do diesel (6,6% e 5,4%, respectivamente), foi a vez do aumento da mistura de etanol na gasolina receber sinal verde por parte dos parlamentares. A prática entra em vigor a partir de maio com o objetivo de diminuir o provável impacto do reajuste do combustível fóssil.

A ideia do governo era que o aumento da gasolina ficasse restrito às refinarias. Contudo, o que se viu nas bombas foi o inverso. Assim que a liberação foi concedida, o consumidor pode sentir no bolso. Em um posto localizado na cidade de Curitiba, o aumento chegou a 6%. Já em Brasília, a gasolina passou de R$ 2,85 para R$ 3,04.

A partir de 1º de maio, o combustível fóssil receberá 25% de etanol anidro em sua composição, e não mais 20%, como se tem hoje.

Oferta de etanol

Um dos temores do governo em autorizar a volta mistura é um possível desabastecimento no mercado de etanol. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, setor sucroenergético se diz preparado para aumentar a produção de 22 para 27 bilhões de litros de etanol. “O segmento nos garantiu de mãos juntas que dará conta. Se não der conta, teremos que alterar o prazo para 1º de junho, e não 1º de maio”, explica.

Desde 2012 a alteração é aclamada por líderes do setor canavieiro. Ismael Perina, presidente da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), constantemente falava sobre o assunto. “O governo não age da mesma forma em assuntos iguais. Por exemplo, quando foi preciso baixar o valor da mistura do etanol na gasolina, aconteceu rapidamente. Hoje, na volta dos 25%, surgem vários empecilhos e a assinatura não sai. Isso nos preocupa demais, causa insegurança nos trabalhadores e empresários”.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, chegou a dizer durante um evento na cidade de São Paulo que torcia para que o percentual de 25% de etanol anidro na gasolina voltasse. “O etanol é uma grande solução, ele tem a cara do Brasil e sou uma das defensoras dele”, afirmou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram