Usinas

Gigante da soja tem sinal verde para produzir eletricidade da biomassa da cana

Gigante da soja tem sinal verde para produzir eletricidade da biomassa da cana

enerA Caramuru Alimentos S. A., uma das maiores processadoras de soja, milho, girassol e canola do Brasil, acaba de receber autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para implantar e explorar usina termelétrica movida a biomassa de cana-de-açúcar.

Segundo a outorga de autorização, a Usina Termelétrica (UTE) Caramuru Itumbiara está localizada no município de Itumbiara (GO). A UTE tem aval para ter 8,5 megawatts (MW) de potência instalada e 8 MW de potência líquida. O combustível para a produção de eletricidade é o bagaço da cana-de-açúcar.

Conforme  André Pepitone da Nóbrega, diretor da Aneel, a UTE atuará sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica, no município de Itumbiara.

Desconto em tarifa

A agência reguladora do governo federal concederá à UTE Caramuru desconto de 50% nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição, denominados TUST e TUSD.

O desconto incidirá tanto na produção quanto no consumo, enquanto a potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição for menor ou igual a 300 MW.

Ainda segundo a Aneel, as instalações de transmissão de interesse restrito da central geradora serão constituídas de uma subestação elevadora de 230 kV – 20 MVA com 1 transformador, uma linha de transmissão em 230 kV, em circuito simples, com aproximadamente 0,16 km de extensão, que se conecta à Subestação Paranaíba Setor 230 kV, sob a responsabilidade da Celg Geração e Transmissão S.A.

Banner Revistas Mobile