JornalCana

Gegis realiza 6ª reunião do ano, em Sertãozinho

O Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro), realizou a 6ª reunião de 2009, dia 17 de julho, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho, SP. Na oportunidade, os participantes discutiram eficiência na destilaria, problemas cotidianos do processo industrial, ferramentas ideais para manutenção, entre outros temas.

Na palestra de abertura, a psicóloga Nayara Gallati falou sobre a importância do “saber ouvir” no ambiente empresarial, competência essencial para liderança. Em seguida, o coordenador do Gegis, Márcio Roberto Mori, da Usina Santa Cruz, apresentou os indicadores da safra 2009/10, destacando a eficiência em ATR das usinas, entre outros dados.

O gerente de produção industrial da Usina Alta Mogiana, Eduardo Ceribeli, falou sobre as melhorias de processo adotadas na unidade para garantir cada vez mais eficiência de destilação. Segundo ele, a eficiência deve ser buscada o tempo todo, pois as frações numa indústria sucroenergética significam muito.

Após uma troca de informações sobre os principais problemas técnicos do cotidiano no processo industrial, os cerca de 80 participantes da reunião assistiram a uma palestra sobre as ferramentas de melhor confiabilidade a serem usadas em manutenção industrial. A apresentação ficou por conta do especialista em manutenção Mauro Yoshiki Ychihara.

A reunião foi finalizada pelo consultor Luis Cláudio Bonifácios, que falou sobre a questão financeira da manutenção. Ele apresentou terminologias e conceitos técnico/financeiros e demonstrou as bases da formação do custo não caixa. Luis também falou sobre as diferenças entre depreciação contábil e operacional. A reunião foi coordenada por Antonio Carlos Viesser, o Alemão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram