JornalCana

Fórum de 6 países anima usinas de cana do MT

Os gestores das seis usinas de cana-de-açúcar do estado do Mato Grosso têm um diferencial de projeção de negócios com países vizinhos ao Brasil.
As companhias sucroeneergéticas matogrossenses estão no foco da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur), fórum internacional com a participação de seis países da América Latina (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru).
zicoO Zicosur atrai o setor sucroenergético do Mato Grosso porque traça estratégias de fortalecimento ambiental, cultural e econômico. Essas estratégias ganham novo capítulo porque Cuiabá, capital do Mato Grosso, sediará pela primeira vez uma reunião do fórum internacional, entre 20 a 24 de abril próximo.
Bioceânico
Em Cuiabá serão realizadas reuniões das comissões temáticas de infraestrutura, indústria e comércio, turismo e meio ambiente. Entre os temas a serem tratados estão questão relacionadas à logística, como o corredor bioceânico (ferroviário, rodoviário e portuário) que contempla os estados-membros do Fórum.
Segundo Vinicius Saragiotto, secretário adjunto de Captação e Monitoramento do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) do governo do Mato Grosso, ações semelhantes ao que se propõe discutir na Zicosur estão consolidadas nos eixos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, autarquia formada por seis estados brasileiros que buscam soluções para uma agenda de problemas comuns.
Saiba mais sobre o Zicosur
Trata-se de uma das primeiras iniciativas dos anos 1990 integrada por estados subnacionais de seis países. Tem como principal objetivo coordenar a inserção internacional competitiva da região, com a iniciativa de complementaridade econômica, comercial e cultural, cuja finalidade é tornar-se porto e ponte da América do Sul até os mercados da Ásia e Pacífico.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram