JornalCana

Existe espaço para aumentar a produtividade no setor, diz especialista

2014-09-18 Forum ProCana Vital Balboni CEO ABS Consultoria (2)“Depois de mais de 160 mil horas de trabalho, cheguei à conclusão que a baixa produtividade é um problema no setor sucroenergético. O segmento acomoda-se com a rotina mas existe espaço para aumentar essa produtividade”, a afirmação é de Vital Balboni, CEO da ABS Consultoria, empresa especializada em Excelência Operacional em Processos, Aumento de Produtividade e Redução de Custos.

O estudo de Balboni revelou que a baixa produtividade  significa uma oportunidade para eliminar atividades que não agregam valor e investimento de capital.

O executivo afirma que a grande discussão é descobrir qual melhor modelo a seguir, que gaste menos tempo na hora da atividade. “Encontramos uma falha em conseguir fazer com que o médio gestor leve em consideração o melhor uso desse recurso tempo, pois 65% de seu tempo é perdido em uma atividade. É preocupante como quase metade disso o operador está parado e sem atividade aparente, em processo de execução”, admite.

De forma geral, o gestor conclui que tanto na área agrícola como na industrial, há baixa produtividade nas atividades, e falta de vontade em seguir as normas pré-estabelecidas, de manter sequências de atividades e uma excessiva perda de tempo. “A dependência dos mais antigos ancorados nos procedimentos que o levaram ao sucesso e a falta de uniformidade desse fluxo de trabalho são problemas no segmento sucroenergético. É preciso ter um sistema de informação, com registros do passado e elaborar procedimentos. Também é preciso saber como sua empresa está estruturada na rotina de organização, como distribui seu tempo para cuidar daquilo que dá resultado, ter foco, atitude e trabalhar as habilidades”, diz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram