JornalCana

Ex-Bunge e ex-Petrobras, Pedro Parente assume cargo de CEO global da BRF

Foto: Petrobras/Divulgação

Aos 65 anos, o executivo carioca Pedro Parente prepara-se para novo desafio profissional: na segunda-feira (18/06) assume como CEO Global da BRF, controladora de marcas como Sadia e Perdigão.

Parente foi indicado para o cargo por unanimidade entre os integrantes do Conselho de Administração da companhia.

Seu nome já era cogitado para assumir a BRF após a saída de Abílio Diniz.

Até 01/06 Parente estava à frente da Petrobras, companhia mista da qual presidiu desde abril de 2017.

Para assumir o posto na BRF, o executivo deixa a quarentena com aval da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Consultada em 14/06, a Comissão concluiu que não há conflito com a posição anteriormente ocupada pelo executivo em empresa mista.

Planejamento estratégico

Como CEO Global, Parente priorizará o processo de planejamento estratégico e financeiro, cuidará diretamente da preparação de seu sucessor e liderará o processo de reorganização da companhia, em especial o preenchimento de posições-chaves e questões ligadas à sua governança.

Dessa forma, o executivo acumulará as posições de Chairman e CEO Global por um período inicial de 180 dias, de acordo com o estatuto social da BRF. Nesse intervalo, o Conselho vai propor aos acionistas a extensão do mandato por até um ano, dentre outras mudanças no regimento da Companhia visando sua adequação às novas regras previstas no regulamento do Novo Mercado da Bovespa.

Parente já ocupou cargos desafiadores anteriormente. Além da Petrobras, o executivo, que é formado em engenharia e administração, presidiu a gigante Bunge, que também opera no setor sucroenergético com o controle de oito unidades produtoras de açúcar e de etanol.

O executivo também já participou diretamente de entidade do setor sucroenergético: presidiu o Conselho Deliberativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em 2012, quando foi indicada a atual presidente da associação, Elizabeth Farina.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram