JornalCana

ETH inaugura usina de R$ 1 bi e articula projeto de alcoolduto

A ETH Bioenergia inaugura hoje em Goiás a unidade de produção Morro Vermelho, onde investiu R$ 1 bilhão. Instalada na cidade de Mineiros, será a primeira usina que fazia parte dos projetos da Brenco, comprada pela empresa do Grupo Odebrecht em fevereiro deste ano, a ser integrada à nova empresa.

A usina, a sexta da ETH e segunda da empresa em Goiás, vai produzir etanol e energia elétrica a partir do bagaço da cana. A capacidade instalada é de 3,8 milhões de toneladas de cana por safra. O volume é suficiente para produzir 360 milhões de litros de etanol e 380 GWh de energia elétrica. Na safra 2010/2011, a moagem alcançará 1 milhão de toneladas, o suficiente para produzir 70 milhões de litros de etanol. O projeto vai empregar em torno de 1.50o pessoas da região.

Segundo José Carlos Grubisich, presidente da ETH, além das novas usinas – a Alto Taquari será inaugurada até novembro e as de Costa Rica e Água Emendada começarão a operar no segundo semestre de 2011 -, a empresa se articula para a construção de um alcoolduto para escoar a produção do Centro-Sul.

Grubisich tem conversado com a Centro Sul, Uniduto e a PMCC na tentativa de chegar ao melhor traçado. Apesar de o momento ainda ser de negociação, Grubisich tem a esperança de ver o acordo assinado nos próximos meses e pronto entre 2012 e 2013. “É um projeto importante para o setor, que tem interesse comercial e ambiental”, avalia.

As operações agrícolas da ETH são 100% mecanizadas, do plantio à colheita da cana.

A Morro Vermelho é a primeira unidade do quarto polo de produção da ETH, o Polo Araguaia, na divisa entre os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa opera ainda outras cinco unidades em três polos produtivos, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A meta da ETH é chegar a 2012 como líder na produção brasileira de energia de biomassa. Juntas, as nove unidades terão capacidade de moer 40 milhões de toneladas de cana e produzir 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 GWh de energia elétrica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram