Mercado

Etanol hidratado sobe pela 3a semana consecutiva em SP por demanda--Cepea

Os preços do etanol hidratado subiram pela terceira semana seguida no mercado paulista, com uma demanda mais forte das distribuidoras impulsionando as cotações nas usinas, avaliou o Cepea nesta segunda-feira.

Segundo agentes de distribuidoras consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o atual patamar de preços do hidratado está favorável para efetivações de novas compras.

O Cepea avalia que as cotações atuais estão historicamente baixas para esta época do ano. “Considerando-se a média de preços dos últimos 13 anos e estimando o padrão sazonal desses valores, observa-se que o mês de junho registra os menores patamares.”

Dados do centro apontam que o volume de etanol hidratado negociado na última semana no mercado paulista aumentou 33,2 por cento em relação à semana anterior.

Em relação à oferta, depois das chuvas no final de maio no Estado de São Paulo, as usinas puderam retomar as atividades no início de junho. O volume ofertado no período, no entanto, não foi suficiente para evitar novas altas nos preços, principalmente diante de um aumento da procura, acrescentou o Cepea.

O indicador semanal Cepea/Esalq do etanol hidratado (usado no flex) para o Estado de São Paulo subiu 2,01 por cento frente à semana anterior, a 1,1141 real/litro (sem impostos, na usina). No caso do anidro (misturado à gasolina), o indicador fechou a 1,3094 real/litro, aumento de 1,3 por cento.

Banner Revistas Mobile