Mercado

Etanol é opção para subida de preço da gasolina

Etanol: tecnologia 2G atrai mais produtores
Etanol: tecnologia 2G atrai mais produtores

Uma alternativa para a possível alta da gasolina a partir da próxima semana é o etanol, defendido pelos produtores por ser um combustível limpo e barato. E um fator que pode contribuir é o início da moagem da cana-de-açúcar nas usinas da Paraíba, que é esperado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis) para agosto, e isso deverá aumentar a oferta do combustível, baixando o preço.

Mas o presidente do Sindicombustíveis, Alfredo Ramos, acredita em um preço melhor ainda em setembro, quando as usinas de Pernambuco e Alagoas iniciarem a moagem de suas canas.

A posição do consumidor mais inclinada ao etanol já pode ser vista pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha. “Geralmente quando há período escolar, o consumo aumenta, e é importante que o consumidor possa escolher”, disse. “O consumidor já mostra atualmente um comportamento dissociado do consumo da gasolina, onde, com o automóvel flex, ele já começa a mostrar que faz a opção por um combustível limpo que produza melhorias ambientais. O consumidor moderno tem a flexibilidade e gosta de exercer a escolha por um produto econômico e ambiental”, acrescentou.

No entanto, como o etanol é mais volátil que a gasolina e por isso rende por menos quilometragem, seu preço fica vantajoso quando está a partir de 70% mais barato que o da gasolina. Na última segunda-feira (25), a diferença estava entre 78% e 83% nos postos visitados pela reportagem da Folha de Pernambuco.

Em Afogados, no posto 24 Horas, enquanto a gasolina era vendida por R$ 3,38, o etanol estava R$ 2,64. Esta foi a maior disparidade. “O problema dessa diferença é falta de uma política séria para o etanol. O governo federal não faz incentivo na produção e não regula o mercado corretamente”, reclamou Ramos.

Fonte: (Folha de Pernambuco)

Banner Revistas Mobile